Edir Macedo é alvo de notícia-crime por discurso considerado homofóbico

Em fala exibida pela “RecordTV” na véspera de Natal, o bispo disse que “ninguém nasce bandido, homossexual ou lésbica”

edir-macedo-culto-religioso
O bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário do Grupo Record e da RecordTV
Copyright Reprodução/Twitter/@bispomacedo

As organizações Aliança Nacional LGBTI+ e Abrafh (Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas) apresentaram no domingo (25.dez.2022) uma notícia-crime contra o bispo evangélico Edir Macedo. O motivo: discurso com teor considerado homofóbico exibido na véspera de Natal, no sábado (24.dez). Eis a íntegra da notícia-crime (352 KB).

Em fala exibida pela emissora RecordTV, Macedo disse que “ninguém nasce mau, ninguém nasce ladrão, ninguém nasce bandido, ninguém nasce homossexual ou lésbica”. O bispo é o fundador da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário do Grupo Record e da RecordTV.

Na notícia-crime, as entidades afirmam que o bispo se dirigiu a milhões de pessoas por meio de sua emissora para “propagar o ódio contra um grupo vulnerabilizado”. Segundo o texto, o Natal representa um momento de sofrimento para a população LGBTQIA+ por causa da hostilidade familiar “carregada de preconceitos” motivados por discursos como o de Edir Macedo.

O documento pede que seja instaurado um procedimento investigativo para analisar o material apresentado e que, em caso de indiciamento, sejam encaminhados os autos ao MP-GO (Ministério Público do Estado de Goiás) com cópia da notícia-crime para eventual denúncia.

Além da notícia-crime, as entidades entraram com uma ação civil pública contra o bispo nesta 2ª feira (26.dez). Pedem o pagamento de uma indenização de R$ 10 milhões por parte do bispo. Eis a íntegra (681 KB).

autores