09/05/2012 03h53 - Atualizado em 09/05/2012 07h12

Contra a crise econômica, Portugal corta quatro feriados nacionais

Foram cancelados dois feriados civis e dois religiosos.
Não haverá feriado nos dias da Proclamação da República e Corpus Christi.

Da EFE

Portugal confirmou nesta terça-feira (8) o cancelamento de quatro dos 14 feriados nacionais a partir de 2013, com o objetivo de combater a crise que o país atravessa.

Em comunicado, o Executivo português explicou que dois feriados civis e dois religiosos serão cortados, como havia sido antecipado no final do ano passado.

A comemoração da proclamação da República em Portugal, em 5 de outubro, e da restauração da independência portuguesa em 1640 após 60 anos de domínio espanhol, em 1º de dezembro, serão os festejos de caráter civil suprimidos.

As festividades católicas canceladas são o Dia de Todos os Santos, em 1º de novembro, e o Corpus Christi, realizado 60 dias depois do domingo de Páscoa. Segundo um acordo entre a Santa Sé e o governo, a suspensão dos dois feriados ficará vigente nos próximos cinco anos.

A Santa Sé esclareceu em comunicado que a celebração solene do Corpus Christi será transferida de uma quinta-feira para o domingo seguinte, enquanto a de Todos os Santos será mantida em 1º novembro. Para a Igreja Católica, o acordo busca uma solução para a grave crise econômica que o país atravessa.

Portugal está sob as duras condições do empréstimo internacional de 78 bilhões de euros concedidos em maio de 2011 pela União Europeia (UE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). O aumento de impostos e de cortes nos serviços sociais, além do investimento público são algumas das medidas incluídas no plano de austeridade que pretende sanear as contas do país.

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de